#7 Hábito de se tirar os sapatos


230473

Konnichiwa Minna

 

Yoo Minna nuus hoje fikei louka pois a net me cai e pra melhora aparece aquela tela de american megatrends nuus fikei muitoo louka e nuus não acredito que foi tão simples é que o teclado acabo desconectando de forma que não daria para sair daquela tela por fim só tinha que apertar f1 kkkkk e a net caiu mesmo eu desconectando e conectando as bagaças e tals não voltava era devido ao fato de haver uma manutenção no bairro mais por sorte ela voltou uffa eu fikei moh assim nuuss o que eu faço e o site! bem estou aqui não kkk venho com mais uma super curiosidade do Japão para vocês uma que nem mesmo eu sabia lool sobre o hábito dos japoneses tirarem os sapatos antes de entrarem em casa não sabia que era por isso e sim para mante-la mais limpa lol bem sigam com o post que porém curtho é bem legal ;p é claro minna-san créditos para japao em foco/!!!!

Hábito de se tirar os sapatos

 

Hábito de tirar sapatos no Japão
Hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa
Muita gente já conhece esse hábito que os japoneses possuem de tirar os sapatos antes de adentrarem em suas casas ou em casas alheias. Na entrada de qualquer casa japonesa, você encontrará o genkan (Pronuncie guenkan). Ele fica bem na entrada e é sempre um degrau abaixo da entrada principal.

O costume lá é assim, você retira os sapatos, sobe esse degrau da entrada e depois vira os sapatos deixando-os alinhados em direção à porta. Isso facilita na hora de você for calça-los de novo. Geralmente, nessa entrada, ficam as famosas surippas, que são uma espécie de chinelinhos que se usa no interior das casas. 

ryokan_genkan

Caso não estejam, o anfitrião se encarrega de trazê-las para você! Existem surippas de todo tipo e para todos os gostos, com base de madeira, estilo geta ou de palha, de pano, de borracha, de plástico, atoalhado ou estampados com personagens de animes, enfim, são muitos estilos que podemos encontrar nas lojas no Japão. 

Surippas no Japão
Como no inverno é muito frio, costuma-se então usar esses surippas mais quentinhos, afinal de contas, ficar com o pé gelado dentro de casa é algo que não é nada agradável não é mesmo?! Dá uma olhada nos exemplos abaixo:

surippa de inverno-

Razões para esse hábito:

Tirar os sapatos auxilia muito na limpeza da casa, afinal sapatos sempre trazem sujeira da rua. Outra razão é que os japoneses são muito supersticiosos e acreditam que além da “higiene física” do ambiente, se tem também “higiene espiritual“. Eles acreditam que ao retirar os sapatos, eles se libertam de todas as “energias impuras” lá de fora, da rua. Tirando os sapatos sujos e deixando-os na “genkan”, você não deixará que essas energias invadam a harmonia do seu Lar.

Interessante não é mesmo?!
Sei que no Brasil existem pessoas que praticam esse hábito e eu acho muito legal… Independente de susperstições ou não, a casa se mantêm por mais tempo limpa com certeza! E você? Também tem esse hábito na sua casa? :)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s