#2 Amaterasu


249360

Konbanwa!!!

Gomen Nasai !!!

gomenasai_by_moonshadow0989-d527l30

Minna-san GOMEN NASAI!!!!! bem o motivo pelo qual eu acabei que postando tão tarde é devido ao fato de eu ter dormido as duas da manhã e pensei que poderia dormir até quando quisesse de forma que eu não ficasse com tanto sono, mas a minha mãe me acorda as oito da manhã e minha prima também para a acompanharmos no exame lá e tals emfim daí ficamo mofano lá por três horas por sorte era frsquinho mais aquele sono e tédio meu deus fikei lá emfim saimo de lá e eu pensando que iria comer um hagão no Bobs dai me acaba a promoção do conjunto por dez reais e eu fiko mo lol e ainda com sono chego aki e almoço legal sono ta marco vez no pc emfim e depois jogo ps2 um pokin e bate aquele sono desgramado que ainda to um pouco e minha prima da a sugetão de dormirmos dai nois vamo e eu com aquela sensação de to esquecendo de algo e agora minha consiência me dá um safanão dizendo como pode você esquecer de algo tão importante seu site seu site você tem de postar sua burra emfim kkkk eu durmo das três até as nove eu acho emfim deu nisso e agora me desculpem por ser tão BAKA e tão cabeça de vento !!!

bem seguindo com o post com a nova categoria de mitologia ao qual fiquei muito feliz pela Maria Fernanda ter gostado e mudado sua opnião sobre mitologia ai vai mais um post ne que é sobre um deusa muito famosa que é a Amaterasu que é descrita como uma pessoa realmente bem e de boa personalidade e que ilumina a terra como o céu também e em sua lenda ocorreu algo tenso digamo assim eu já sabia que ela era um deusa pelo fato de aparecer em diversos animes porém não sabia de sua história e eu d novo fiquei moh lol tipo nuuus não é atoa que é tão famosa assim ne bem sigam com o post ;p

 

Amaterasu Omi Kami, a senhora da luz celestial

Amaterasu

 

“O brilho da Deusa do Sol preencheu o Universo e todas as divindades festejaram alegremente.”
Pergaminho japonês do séc VIII
 

Mirella Faur

Ceo.Amaterasu.full.798286Na maioria das culturas e línguas modernas (com exceção do alemão), o Sol é considerado um arquétipo masculino. No entanto, nem sempre foi assim. As religiões antigas de várias partes do mundo reverenciavam o Sol como uma Deusa doadora da vida. Com o passar do tempo, a perseguição dos arquétipos divinos femininos e o predomínio das religiões e valores patriarcais trouxeram uma nova hierarquia cósmica. O Sol passou a ser adorado como o Pai Celeste, enquanto a Terra era a Mãe, fertilizada pelos seus raios e calor. Somente os japoneses, escandinavos e alguns povos nativos (norte-americanos, esquimós e australianos) preservaram a memória ancestral dos poderes geradores e mantenedores da vida dos raios solares como sendo atributos de uma deusa, e não de um deus. Entre as deusas solares, sobressai-se Amaterasu, considerada a progenitora da família real japonesa e o símbolo da unidade cultural do povo.

As escrituras xintoístas dos primeiros séculos descrevem Amaterasu como a ancestral divina primordial, a senhora do brilho celeste e do calor solar, padroeira da agricultura e da tecelagem. Às margens do rio Ise Wan, encontra-se um templo simples, de madeira, sem imagens, que guarda o sagrado espelho com oito braços da deusa e para onde milhares de peregrinos levam suas orações e oferendas. Considerada a responsável pelo cultivo dos campos de arroz, pelos canais de irrigação, artes têxteis e preparo da comida, Amaterasu é reverenciada até hoje no nascer e no pôr-do-sol, nos altares dos templos e das casas, principalmente pelas mulheres mais idosas.

konachan-com-76963-black_hair-japanese_clothes-kimonoEm seu mito, Amaterasu é descrita como uma deusa radiante e bondosa, invejada por seu irmão Susanowo, o Deus do Tufão, que passou a desrespeitá-la e a destruir suas criações. Após agüentar a destruição das lavouras de arroz e a dessacralização de seus templos, Amaterasu ficou tão magoada com a morte de algumas mulheres, violentadas por seu irmão, que se enclausurou em uma gruta, recusando-se a sair. Alarmados com o fenecimento da vegetação e o frio e a escuridão que se espalharam sobre a Terra, as outras divindades tentaram encontrar um meio para trazer a Deusa de volta. Oito mil deuses reuniram-se na frente da gruta fazendo muito barulho, enquanto Uzume, a deusa xamânica da alegria, fazia todos rirem com suas brincadeiras e os movimentos lascivos dos seu volumoso ventre nu.

Curiosa com o motivo da algazarra e das risadas, Amaterasu abriu os véus que cobriam a entrada da gruta e sua figura refletiu-se em um enorme espelho de cobre, ali colocado pelas divindades. Ao se deparar com a linda imagem no espelho, Amaterasu sentiu-se enfeitiçada por sua própria beleza e Amaterasu_by_tattereddreamspermaneceu estática, em contemplação. Rapidamente, o Deus da Montanha fechou com rochas a entrada da gruta, enquanto deuses e mortais cantavam louvores ao esplendor de Amaterasu. Comovida, ela cedeu aos pedidos e deixou-se conduzir de volta ao seu palácio dourado. De lá, Amaterasu continua vigiando a Terra e suas lavouras e atende aos pedidos e orações, principalmente das mulheres que sofreram alguma violência da parte dos homens.

Refletindo sobre o significado oculto deste mito, podemos perceber o antagonismo entre as polaridades representadas por Amaterasu (ordem, dignidade, bondade) e Susanowo (rebelião, maldade, violência). O conflito entre o invejoso Deus do Tufão e a ordem celeste, pertencente à sua irmã, seria uma metáfora para o confronto entre duas tradições religiosas ou a descrição dos poderes destruidores da tempestade, prejudicando a abundância das colheitas.

Na visão feminista, as atitudes de desacato de Susanowo são vistas como demonstrações do ressentimento masculino que não aceita nem respeita a ordem e autoridade feminina, seja divina ou humana. O afastamento da deusa e a decorrente aridez e escuridão sobre a Terra demonstram a importância vital do princípio feminino, que deve ser reconhecido, respeitado e honrado.

O mito de Amaterasu alerta os homens para nem ofender nem prejudicar as mulheres, enquanto para elas o incentivo é para estabelecer e defender seus limites, evitando assim abusos e violências. Para restabelecer a ordem natural e social, é vital que cesse a destruição da Natureza e a violência masculina contra as mulheres. Conscientes do seu valor e da sua força, mulheres de todos os lugares e crenças deverão sair dos seus esconderijos e projetar sua luz e seu amor para apaziguar e iluminar a Terra.

 

Hatsune.Miku.full.1413349

Amaterasu na Cultura Popular

  • No Anime/Mangá: Em Naruto, Amaterasu é uma técnica utilizada por Uchiha Sasuke e Uchiha Itachi que são usuários do Mangekyou Sharingan. Esta técnica consiste na evocação de uma chama negra que queima tudo o que é visto pelo autor da arte, elas não podem ser extinguidas, até mesmo se o alvo for fogo.
  • No Video game: Em Ōkami, Amaterasu é representada como sendo uma loba, cuja representação é válida no Taoísmo e remete à essência da reencarnação da deusa Amaterasu ressaltando a necessidade de vir como mestre e guia espiritual.
  • No Anime/Mangá: Em Cardfight Vanguard, Amaterasu (Na verdade chamada de CEO Amaterasu) é uma carta usada principalmente por Tokura Misaki.
  • No jogo Gods Eater, Amaterasu aparece como sendo uma espécie de mulher colada ao corpo de um Aragami, representada também como uma divindade aragami. Ela é uma dos 5 Deusphages presentes no jogo.
  • No Anime/Mangá: Em Fairy Tail, Amaterasu é uma magia utilizada por Hades e Makarov.
  • No jogo Persona 4, Amaterasu é o nome da Persona de Yukiko Amagi, um dos protagonistas do jogo, depois de atingir o grau máximo de ligação social.
  • No Anime: Em Sailor Moon, Amaterasu é um Cardian, técnica de cartas utilizada por Al e Ann para absorver a energia dos humanos.
  • No jogo Devil Survivor 1 e 2, da série Shin Megami Tensei, pela Atlus, Amaterasu aparece representada como uma mulher em um vestido branco com verde. Na série Devil Survivor, é similiar à de Persona, mas ao invés de invocar Personas você invoca Demônios, só que a classificação de Amaterasu está como Megami (Divindade/Deusa).
  • Na música: Amaterasu é o nome do album da banda de rock gótico californiana Christian Death

Mais imagens ;p

8 Amaterasu (2) Amaterasu.full.245542 Amaterasu.full.651215 amaterasu___lady_light_and_sun_by_tsukinokatana-d65frij amaterasu_by_maxwindy-d37rmlm Okami.600.15265 Okami.full.1609238 okami_amaterasu_by_ailishk-d4vk7hk

 

então o que acharma ? curthiram ? esperavam por algo assim ? já sabiam sobre ela ? houve coisas que lhe supreenderam ou lhe chamaram a atenção ? vamos la minna comentem ;p

sore ja mata ne minna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s