#13 Ijime, maus tratos nas escolas do Japão


437295

Konnichiwa Minna

Hoje trago sobre mais um coisa tensa sobre o japão ao qual  trata-se de uma assunto sério e que não é incomum é sobre Bullying ao qual afeta a muitas pessoas aquela que sofre e aquelas que lhe rodeiam é um ato bruto e que desprezo, um ato repugnante na minha opnião porque faze-lo só para se divertir que direito você tem de fazer aquilo com ela só porque quer só porque tem força só porque é interessante bater nela, lhe sacanear, causar feridas e cicatrizes, traumas e problemas psicológicos ou faze-la cometer suicídio por causa de uma bobagem como essa! odeio esse ato e considero essas pessoas escória que é pior que lixo, pois sabe que é errado que acontece com a pessoa mesmo que essa pessoa tenha uma situação ruim se tratando de vida social não acho que ela tenha tal direito de fazer o que bem entender, e descontar nas pessoas, se está frustada se levante e faça o correto, tome alguma atitude ao qual acabará com aquela situação não ignore e use outros como um meio de sentir-se melhor cara eu acho isso uma babaquice  cara é certo que essas pessoas teram o que merecem uma hora ou outra mesmo que demore isso é o que acredito porém não acho justo com a pessoa que o sofre e muito menos com a família dela que recebe a notícia de que se suicidou ou que não quer mais ir a escola sem mesmo saber o motivo ou a oportunidade de ajudar porque essa pessoa guardou tudo para si mesmo dessa forma chegando ao seu limite, tudo isso porque aqueles que deveriam fazer algo a respeito não conseguem ou até mesmo não o fazem muitas vezes por não poder se impor a estes alunos ou por estar sofrendo o mesmo deles e tbm outros motivos mas ainda sim este é um assunto sério ao qual deve-se dar mais atenção pois prejuca a muitos e as nações futuras, bem creio que seje somente isso então sigam com o post,créditos para Japão em Foco !!!

 

Ijime, maus tratos nas escolas do Japão

sad-hug[1]Ijime, a triste realidade do Bullying no Japão 
Ijime ( いじめ / 苛め ) é como se chama o Bullying no Japão e infelizmente esse é um grande problema nas escolas japonesas, levando muitas crianças à abandonarem as escolas e até ao suicídio. Todos os anos são registrados milhares de casos de Ijime, segundo o Ministério da Educação do Japão, o que torna essa situação dramática em um grave problema na sociedade japonesa.

Segundo a revista Alternativa, só no ano de 2012, em um período de 6 meses (entre abril e setembro) foram registrados 144 mil casos, mais que o dobro do ano passado inteiro, que chegou a 70 mil casos de Ijime, envolvendo tanto maus tratos físicos como psicológicos entre os alunos das escolas japonesas.

Ijime_OVA
Dos 144 mil casos, 278 foram considerados críticos, envolvendo risco de vida. Por conta disso, campanhas contra o bullyng dentro das escolas, envolvendo alunos e professores serão incentivadas pelo Ministério da Educação, afim de conter esses números exorbitantes que podem causar graves sequelas emocionais.A maior incidência de casos se deu no Shoogaku (Primário), com 88.132 episódios (aumento de 50 mil em relação ao ano passado), seguido pelo Chuugaku (Secundário) com 42.751 incidentes. Em terceiro, vem o kookoo (Ensino Médio), registrando 12.574 casos e na escola de apoio especial, foram 597 casos.

heroman

O aumento dramático, pode ser resultado da tecnologia e também do acesso fácil à internet e redes sociais, que fazem com que os agressores intimidem suas vítimas também através desses meios de comunicação, fazendo com que elas sejam agredidas, torturadas, chantageadas e humilhadas também virtualmente.Os maus tratos compreendem em repetidas agressões verbais, físicas e psicológicas. É comum um grupo de agressores, extorquir dinheiro da vítima, roubar os seus pertences, humilha-la, xingá-la, queima-la com bitucas de cigarro, entre outras agressões ainda piores que tudo isso, que causam danos irreversíveis às vítimas.

f2323262

Muitas crianças acabam abandonando a escola por medo das agressões. Outras são ainda mais drásticas e preferem tirar a própria vida do que continuar a viver aquela vida humilhante. As formas mais comuns de suicídio é enforcamento, se jogar de um lugar alto, como um edifício ou penhasco, se atirar na frente de um trem, etc.

Ijime , o bullyng no Japão 6
vitamine5Essa apuração foi realizada a mando de Hirofumi Hirano, ministro da Educação, após a repercussão da notícia do suicídio de um aluno do segundo ano do chuugaku, na cidade de Otsu (Shiga). O menino vinha sofrendo assédio moral por seus colegas e os professores faziam vista grossa para o que acontecia. Em 11 de outubro, ele resolveu por fim à sua vida, pulando do alto do seu prédio de 14 andares.Esse garoto é apenas um dos milhares de casos que ocorrem desde sempre no Japão. Nem a neta do Imperador Akihito, passou ilesa ao Ijime. A princesa Aiko, de 8 anos, filha do príncipe Naruhito e da princesa Masako, deixou de frequentar as aulas por um período, alegando que a causa seria o Ijime por parte dos colegas.

O vídeo abaixo,o cara que gravou teve sangue frio para filmar isso, pois eu fiquei aterrorizada só de assistir. Um grupo de meninas praticando o Ijime contra uma outra, que aparentemente parece ser frágil e não esboça nenhuma reação. Covardia sem limites!

Professores x Ijime

Sakamichi no Apollon - 01 - Large 08

O Ijime, infelizmente está enraizado na sociedade japonesa, desde os tempos mais primórdios, o que torna um problema ainda mais difícil de ser resolvido de vez, embora seja possível reduzir o número de incidentes. O pior é saber que esse hábito terrível começa por aqueles que deviam denunciar os abusos: Os professores.

hayami-injured-by-bullies

Eles são a maior causa do Ijime, pois o que dizer de professores que praticam maus tratos contra crianças diferentes, chegando até mesmo a ridiculariza-los perante as outras? Elas crescem achando que isso é normal e acabam sendo encorajados a praticar esses atos nefastos, praticado por grupos na maioria das vezes.

ijime, bullyng no Japão
As vítimas são sempre os colegas mais “frágeis” fisicamente ou psicologicamente, sem a mínima estrutura para enfrentar o bando delinquente. Não delatam os maus tratos, por vergonha e por causa do descaso das autoridades das escolas a esse respeito. Além de cometerem ijime e influenciar as crianças a faze-lo, eles fingem não ver o que está acontecendo e omitem o fato, ao invés de denunciar.Portanto, é preciso mudar a mentalidade dos educadores, para que se possa cortar o mal pela raiz. Só assim o Japão poderá ter esperança de ver menos casos de ijime acontecer nas escolas e ver as crianças mais felizes e seguras em uma escola com ambiente acolhedor, responsável pela formação acadêmica e psicológica do aluno.

tumblr_l0f7fmBNdP1qakw5o

Vamos ver se a partir de agora esse quadro de descaso dos professores e autoridades da escola em relação ao Ijime, começa a mudar positivamente nas escolas do Japão. Você já foi vítima de Bullying ou conhece alguém que foi? Aproveite para deixar sua opinião a respeito. :smile:

 

Aproveite para ver uma reportagem do Serginho Groisman sobre Bullying no Japão, inclusive retratando vítimas brasileiras que sofrem desses tipos de maus tratos na escolas japonesas:

Anúncios

4 Respostas para “#13 Ijime, maus tratos nas escolas do Japão

  1. Realmente é mto triste esse caso, aquele vídeo tbm,nunca aconteceu nda cmg nem com ngm q eu conheço, e tbm nunca vi ngm fazer coisas do tipo como estava no vídeo, mas se fosse cmg eu nao ficaria parada sem fazer nda, eu iria me defender, obvio, e tbm conversaria com os professores e daria um jeito, mas tbm sou meio q sei lá, a maioria das coisas levo na zuera, mas em um caso como esse, eu sei quando o assunto é serio! Ah, hj consegui adiar o dentista dnv uhuul

    • ne, ainda bem viu pq nuus eh tenso, se bem que coitado deles se vc os visse ne kkkk é nois. se bem que teria que encontrar um professor que desse conta ne eu tbm levo kkkk é claro há coisas que nunca se podem levar a brincadeira, lol como vc é bem esperta eim kkkkk mais um hora ou outra dera de ir viu kkkkk

    • O Bullying é cada vez mais frequente nas escolas, em casa, em cada lugar que vamos sempre tem alguem que pratica, e isso é inevitável, todos somos humanos, somos fracos. por isso que não devemos praticar o bullying isso leva até a morte

      • Concordo totalmente ctg, de fato é uma triste situação da qual está presente nesta realidade, mas poxa acho muita sacanagem as pessoas se aproveitarem de umas da outras somente para passar o tempo, pegar na ferida e caçoar da pessoa só por ser diferente. Mesmo que todos errem, é fato que depois de uma certa idade é fato que se saiba o que é certo e o que é errado! isso me deixa muito brava e pra baixo ;(

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s