#36 Kagura


413509

Konnichiwa Minna

 

Hoje venho com mais um curiosidade do japão sobre uma forma de teatro em estilo de dança realizados em diversos eventos, Kagura é bem curioso belo e preciso concentração e paciência  pois os movimentos são delicados e muito aparentes, algo a se admirar ao menos na minha opnião, bem sigam adiante e créditos para Otaku Life

Kagura

Kagura (em japonês 神楽) é uma forma de teatro e dança característica do xintoísmo e que se realiza em cerimónias e festas importantes.

A origem de Kagura remonta ao Kojiki e ao Nihongi, os livros de compilação dos mitos xintoístas. Nesses textos, conta-se que Amaterasu, a Kami do Sol, escondeu-se em uma caverna após uma briga com seu irmão Susanoo, trazendo a escuridão ao mundo. Ame-no-Uzume, a Kami da Alegria e da Dança, conduziu o restante dos Kamis em uma dança animada e festiva, despertando a curiosidade de Amaterasu, que finalmente deixou o seu esconderijo, devolvendo a luz do sol. O ritual Kagura é, então, derivado deste místico acontecimento.

Estas danças no palácio imperial eram chamadas mikagura (em japonês 御神楽), por oposição às satokagura (em japonês 里神楽), versões populares da kagura que se realizavam fora do palácio.

Nos Santuários Xinto, a kagura realiza-se habitualmente ao ar livre, num palco que é por vezes coberto, de forma quadrada e com varandins, conhecido como Hirabutai.

Alguns tipos de Kagura:

– Miko Kagura: várias mulheres (Miko) dançam com leques e sinos, representando os antigos rituais em se considerava que as miko eram possuídas pelo kami e falavam em seu nome, actuando como oráculos.
– Izumo-ryu kagura (kagura estilo Izumo): tratam-se representações de mitos e lendas sagradas, utilizando máscaras, tal como no Teatro Noh. É muito comum na região de Chugoku e no Japão Ocidental.
– Ise-ryū kagura (kagura estilo Ise): Representa um ritual de purificação através da água a ferver (yudate). Daí que também é conhecida por yudate kagura. Está ligada aos rituais dos santuários exteriores do grande Santuário Ise.
– Shishi kagura (ou kagura do leão): vários bailarinos utilizam uma máscara de leão, que se considera como sendo o corpo sagrado do kami (Shintai).

Outros tipos de Kagura também importam no uso de máscaras – que precederam o teatro Noh – e podem ser realizados tanto por homens quanto por mulheres.

Animes:

No último episódio de Kamisama Hajimemashita, a personagem principal realiza a dança Kagura para purificar o templo.
Keno Inusaka

tal como Inusaka Keno que dança também em hakkenden touhou hakken ibun

A heroína de Gintama se chama Kagura também.

alguns videos para vocês ;p

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s