#17 Namazu


Konnichiwa Minna 

 

Hoje trago a uma post rápido sobre Namazu, um ser da mitologia japonesa onde é retratado de diversas formas sejam elas positivas ou negativas, tal como nos dias de hoje até, bem sigam adiante pois logo terei simulado me dem sorte, mas tarde lhes compenso okay kkkkk créditos para Kowaii!

Namazu


Segundo o folclore japonês, no fundo do mar, sob o arquipélago, vive o Namazu, um peixe gigante. Quando ele se movimenta, terremotos acontecem. O Namazu é um bagre, peixe escuro com grandes bigodes, de hábitos noturnos que costuma viver próximo de superfícies sólidas, no fundo de águas pouco profundas.

De acordo com a lenda, apenas o deus Kashima é capaz de controlar o Namazu, colocando uma grande pedra sobre sua cabeça. Na pedra, estão escritos os ideogramas “kaname ishi” (pedra fundamental, em português).

namazue , kowaii mitos e lendas , kowaii lenda , lenda japonesa , asia legend , lenda japonesa namazue , kowaii mitos e lendas , kowaii lenda , lenda japonesa , asia legend , lenda japonesa namazue , kowaii mitos e lendas , kowaii lenda , lenda japonesa , asia legend , lenda japonesa

Outras versões da história falam de uma espada e até de um tipo de abóbora como forma de imobilizar a criatura. Porém, Kashima às vezes dorme de cansaço da vigília, então o peixe consegue escapar. O movimento, especialmente da cauda, causa o terremoto.

Como qualquer elemento do folclore, há muitas outras interpretações para a lenda do Namazu. Desde protetor de rios até elemento de crítica social, em geral, ele está associado a um período de grandes mudanças.

 

namazue , kowaii mitos e lendas , kowaii lenda , lenda japonesa , asia legend , lenda japonesa namazue , kowaii mitos e lendas , kowaii lenda , lenda japonesa , asia legend , lenda japonesa  namazue , kowaii mitos e lendas , kowaii lenda , lenda japonesa , asia legend , lenda japonesa

 

 

O Namazu foi tema de diversos ukiyo-e, xilogravuras famosas no Japão entre os séculos 17 e 19. Em muitas delas, ele aparecia como metáfora da redistribuição de renda, uma vez que, após um terremoto, os mais abastados dividiam sua riqueza com os pobres para a reconstrução do local onde viviam.

A partir do período Edo (1603-1867) e até os dias de hoje, o Namazu recebeu uma imagem mais positiva, representando o aviso de que uma catástrofe está para acontecer. Por exemplo, em placas de sinalização referentes à prevenção de catástrofes naturais e até em amuletos, é possível ver o Namazu ilustrado de uma forma mais positiva .

 

namazue , kowaii mitos e lendas , kowaii lenda , lenda japonesa , asia legend , lenda japonesa namazue , kowaii mitos e lendas , kowaii lenda , lenda japonesa , asia legend , lenda japonesa namazue , kowaii mitos e lendas , kowaii lenda , lenda japonesa , asia legend , lenda japonesa

Cultura Pop

Namazu e citado também no anime ponyo não exatamente como na lenda mas de uma forma bem similar, os bagres gigantes aparem quando ponyo se torna humana e precisa subir até a superfície nessa parte seus irmãos e irmãs se tornam grandes peixes causando quase uma tsunami e dessa forma a garota consegue corres entre os peixes para encontrar seu amigo.

 

Namazue & Ponyo,kowaii mitos e lendas , kowaii lendas , lendas japonesa , japan legend

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s