#49 Luzes azuis em estações de trem podem evitar suicídios


498303

Konbanwa Minna

Hoje venho falando sobre luzes azuis que podem evitar suicidios, agora como algo assim pode resolver?? sigam com o post e venjam por si msmos ;p e créditos para Japão em Foco!

Luzes azuis em estações de trem podem evitar suicídios

As taxas de suicídio no Japão estão entre os maiores do Mundo e se tornou um grande problema social há anos. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, o Japão ultrapassou 30.000 mortes por suicídio/ano, por 12 anos consecutivos e a faixa etária predominante é entre 20 a 39 anos de idade. Em média, cerca de 71% são homens e mais de 57% estavam desempregados.

As causas são muitas: A longa e duradoura recessão e o desemprego são certamente os fatores contribuintes para as as altas taxas atualmente. Outros fatores são o uso pesado de álcool, os efeitos das falências e os crescentes níveis de estresse sobre os empresários e outros trabalhadores assalariados que sofreram enormes dificuldades no Japão desde o estouro da “bolha econômica” do mercado de ações em 1997.

 

Nessa época, o Japão tinha taxas de suicídio entre 22.000 e 24.000 a cada ano e após o estouro da bolsa e a crise econômica, a taxa de suicídio em 1998 aumentou cerca de 35%. Desde então vem se mantendo estável, porém acima dos 30 mil. Além da influência socioeconômica, há ainda o contexto histórico / cultural que também são fatores determinantes para os altos índices.

 

Por esse ponto de vista, o suicídio é visto na sociedade japonesa como uma “virtude” ou um “ato heroico” e não como “pecado” ou “culpa”, como acontece no mundo ocidental, segundo o sociólogo Masahiro Yamada da Universidade Chuo, em Tóquio. Exemplos disso é o “Harakiri”, ritual suicida feito pelos samurais e os “Kamikases” da Segunda Guerra Mundial.

Para conter e prevenir os suicídios,várias medidas de prevenção de suicídio estão sendo feitas, como a “Lei Básica de Prevenção de Suicídio” ( Jisatsu taisaku kihon ho ). Essas medidas feitas pelo governo visam debater medidas de prevenção do suicídio antes de colocá-los em prática. O quadro é, em resumo, um esboço de estratégia do Estado para reduzir os números de suicídio.

Luzes Fluorescentes Azuis nas estações de trem


Outra forma adotada com esse intuito é a implantação de luzes led fluorescentes azuis em plataformas de trem onde há uma grande movimentação de pessoas, locais estes que eventualmente, algumas pessoas escolhem como cenário para tirar suas próprias vidas, se jogando em frente das locomotivas em movimento.

Segundo o terapeuta do Instituto de Psicologia das Cores do Japão, Mizuki Takahashi, a “iluminação azul” tem um efeito calmante e traz tranquilidade às pessoas e com isso pode influenciar a decisão das pessoas que estiverem com a intenção de se jogar das plataformas.

A linha Yamanote line, que circula o centro de Tóquio, já implantou a “luz Led Azul” em 29 estações. Seguindo seu exemplo, outras linhas adotaram essa estratégia como a JR Tokyo Oriente, a Seibu Railway, a JR East de Tóquio, as estações Ogikubo e Nishi-Ogikubo, as estações de Saitama como Kita-Ageo, Okegawa e Kitamoto, a Linha Chuo nas estações de Shinbashi, Shinagawa, Yurakucho, Osaki e a estação de Minami Ward em Yokohama.

Apesar de não haver comprovações científicas de que a cor azul poderá conter as taxas de suicídios, as autoridades japonesas estão esperançosos. Desde que as luzes foram implantadas, ainda não foi divulgado nenhum número que se faça crer que as luzes possam mesmo prevenir os suicídios nas plataformas das estações.

Veja a iluminação azul de led para Prevenção de Suicídios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s