#65 10 Palavras Importantes para os Japoneses


dakara_boku_wa_h_ga_dekinai_02

Konnichiwa Minna

 

Feliz Natal a todos!!!!! muitas feliidades, boas festas muitos animes e mangás hehe kkk muita saúde e tudo de bom a vocês e vejo hoje trazendo um post sobre 10 palavras importantes para o japoneses, estando presentes em seu cotidiano das quais são pequenas mas que abrangem grandes significados!

10 Palavras Importantes para os Japoneses

10 Palavras Importantes para os Japoneses
10 Palavras Importantes para os Japoneses
No dia a dia no Japão, acabamos conhecendo muitas palavras, cuja importância vai além do uso habitual. Algumas dessas palavras no ajudam a entender um pouco mais sobre como os japoneses pensam e o valor que elas tem dentro da cultura japonesa.

1. Yoroshiku (よろしく)

Hell+no+its+the+most+amazing+movie+ever+compensates+for+_e6284e6a77bf4f5428c7b681b30b560f

“Yoroshiku” é um termo difícil de ser traduzido em outras línguas, mas normalmente é referido como “Prazer em conhecê-lo” ou “Conto com sua ajuda”. Mas ao pé da letra, significa “Por favor, seja bom para mim”. As formas formais dessa expressão são Yoroshiku Onegai shimasu ou Dozo Yoroshiku.

Essa saudação é usada especialmente quando somos apresentados pela primeira vez a alguém ou então quando pedimos um favor. Embora o significado literal pareça meio sem sentido para nós, essa expressão passa um sentimento de humildade e é de grande importância para todos os japoneses.

2. Itadakimasu (いただきます)

F8AEF4EA9

Itadakimasu pode ser traduzida como “Eu humildemente recebo”. Trata-se de uma expressão usada sempre antes de saborear uma refeição. É uma forma de agradecer a todos os seres vivos que se sacrificaram ou trabalharam para que você pudesse ter a refeição que está prestes a consumir.

3. Genki (元気)

genki_girl1

Genki é uma saudação muito usada no dia a dia no Japão, que pode ser comparado ao nosso “Tudo bem?” ou “Como está?”. Mas ao pé da letra, significa algo como “saúde, energia, entusiasmo”. Mas seu conceito vai muito além pois esta palavra vem do chinêsyuánqì que significa “fonte do espírito”.Ou seja, quanto mais saúde e entusiasmo pela vida, mais estaremos alimentando o nosso espírito com bons fluidos. E isso é comprovado!

4. Arigatou (ありがとう)

3412885823_63e9ce89f7

Se tem uma palavra japonesa que todo mundo conhece, essa palavra é “Arigatô”. Bem, o significado como todos sabem é “Obrigado” e nem é preciso mencionar a importância dessa palavra. Para deixar a expressão um pouco mais formal, você pode dizer “arigatou gozaimasu” ou “doumo arigatou”.

5. Mottainai (もったいない)

Mottainai pode ser traduzido de forma geral como “desperdício”, mas seu conceito é bem mais amplo que isso. Para entendermos temos que relembrar os tempos difíceis do pós-guerra, onde a fome e a pobreza reinava no Japão.

Sendo uma ilha de poucos recursos naturais, os japoneses aprenderam a valorizar cada grão de arroz. Mas seu conceito pode ir além de repudiar o desperdício material. Também abrange ações que geram desperdício de qualquer natureza, incluindo emocional e espiritual.

6. Sumimasen (すみません)

Kimi.ni.Gomen.ne.full.172094

Sumimasen tem vários significados, tais como, “desculpe-me” e “com licença”. Esta é com certeza uma das palavras mais usuais no Japão, especialmente porque pode ser usada em diferentes situações. Serve para se desculpar, serve para chamar a atenção de alguém ou ainda para agradecer alguma gentileza.

7. Ganbatte (がんばって)

ganbatte_japan_by_sohai9132-d3c9t5i

Ganbatte é uma expressão muito comum no Japão e pode ser traduzida como “faça o seu melhor!”. Geralmente é usado para incentivar as pessoas a se empenharem, dando o melhor de si naquilo em que estão focadas, seja nos estudos, no trabalho, nos esportes ou em qualquer outra atividade.

É uma forma de dar ânimo e força para outra pessoa, como se dissesse: “Aguenta firme, não desista, Faça o seu melhor ou Dê tudo de si!”. “Gambatte” é muito mais do que uma simples palavra. É uma expressão que pode resumir a coragem e a resiliência dos japoneses diante de situações catastróficas.

Eis uma palavra que me ajudou muito no karate, sempre a dizia para mim mesma e ia me esforçando cada vez mais, e melhorando minha técnica, ficando mais atenta. Agora vejo resultados que podem ser melhorados ainda mais então “ganbatte” ;p

8. Shoganai (しょうがない)

Shoganai é uma palavra que remete ao conceito de resignação. Ao pé da letra, significa algo como “não tem jeito” ou “não há o que fazer”. Mas, para os japoneses, shoganai não é uma simples palavra. Trata-se de uma filosofia de vida. É a aceitação dos fatos diante de uma situação irremediável.

Pode parecer contraditório, já que os japoneses são conhecidos por sua resiliência, porém o fato de “aceitarem o seu destino”, ajudou-os a seguir em frente após vivenciar tantas catástrofes. Às vezes perdemos muito tempo atrás de respostas, ao invés de simplesmente aceitar o que não pode mudar.

Se não tem mais jeito, o melhor é não desperdiçar tempo se lamentando ou procurando culpados por algo que não tem mais volta. A melhor saída é fazer como os japoneses: Trabalhar em equipe e arregaçar as mangas para juntar e colar os caquinhos e assim se reerguer ainda mais forte do que era. Um exemplo a ser seguido e que traz grandes resultados!

9. Kiwotsukete ne (気をつけてね)

“Kiwotsukete ne” significa “tome cuidado” e normalmente é usado ao nos despedimos de alguém. Para deixar essa expressão um pouco mais formal, basta tirar o “ne” e acrescentar o “kudasai”. Ao dizermos essa palavra, estaremos mostrando que temos carinho e preocupação pela outra pessoa.

10. Otsukare (お疲れ)

2475104938_18688e3308_o

Otsukare significa “cansaço, fadiga”. Se você for um dekassegui no Japão, com certeza conhece bem esse termo e também conhece esse outro termo similar: “Tsukareta” (Estou exausto). Como sabemos, a carga horária de trabalho em muitas fábricas e empresas japonesas é bastante exaustiva.

Outra expressão bastante conhecida por trabalhadores no Japão é : “Otsukaresama deshita”, que pode ser traduzido como “obrigado por seu trabalho, empenho, esforço”. Essa saudação é dita após o expediente, na despedida dos colegas ao fim de mais uma jornada de trabalho.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s