#20 Kojiki “Registros Antigos do Japão”


full-hd-anime-wallpaper-1920x1080

Konbanwa Minna

 

Bem o Japão tem uma cultura extremamente rica, assim como muitos contos que são datados desde muitos anos…kojiki, que tem registro das lendas e tudo a respeito, que tal sabermos um pouco sobre ele?créditos para Caçadores de Lendas!

Kojiki “Registros Antigos do Japão”

 

kojiki

O Kojiki “Registro de Assuntos Antigos”, é a mais antiga crônica existente no Japão, que data do início do século 8º (711-712) compilada por Ō-no-Yasumaro  a pedido da Imperatriz Gemmei. É uma coleção de mitos sobre as quatro ilhas que deram origem ao Japão, e o seu Kami (Divindades).

Junto com o Nihon Shoki, os registros contidos no Kojiki fazem parte da inspiração por trás dos mitos e  práticas xintoístas, incluindo a misogi (ritual de purificação). É a mais antiga compilação sobre as histórias do Japão, todas as lendas japonesas mais conhecidas são encontradas neste livro de crônicas.

 nihonshoki

Kojiki Origem:

No inicio do Império no Japão como não possuíam o alfabeto para documentar os acontecimentos da corte, era incumbido a um oficial guardar todos os acontecimentos na memória. Como eram muitas as tradições dessa época, esse cargo era transmitido de pai para filho, mantendo os fatos sucedidos rememorados e repassados com o máximo de exatidão.

O registro histórico é escrito em chinês, mas inclui numerosos nomes e expressões em japonês. As canções incluídas no texto são em japonês arcaico escrito foneticamente com caracteres chineses. Este uso especial de caracteres chineses é chamado Man’yōgana, um conhecimento que é fundamental para a compreensão dessas canções, que são escritas em japonês antigo.

Assim que a escrita foi adotada e organizada, no século VII, todos os acontecimentos foram transcritos, assim como histórias memorizadas por Hieda-no-Are (famosa por ser tão inteligente que  conseguia lembrar e repetir oralmente, qualquer coisa que já tinha ouvido ou visto), Trabalho que mais tarde foi compilado por Ō-no-Yasumaro, dando origem aos três volumes do Kojiki: Kamitsumaki (primeiro volume), Nakatsumaki (volume do meio), e Shimotsumaki(volume inferior):

kojiki

O Kamitsumaki, também conhecido como o Kamiyo-no-Maki, (Volume da Era dos Deuses), inclui o prefácio do Kojiki, e está focado nos deuses da criação e o nascimento de várias divindades do período kamiyo, ou “Era dos Deuses”.  Kamitsumaki também descreve os mitos sobre a fundação do Japão. O volume descreve como Ninigi-no-Mikoto, neto de Amaterasu e bisavô de Imperador Jimmu, desceu do céu para Takachihonomine em Kyūshū e se tornou o progenitor da linha imperial japonesa.

O Nakatsumaki inicia com a história de Jimmu, o primeiro Imperador, e sua conquista do Japão e finaliza com o 15oº imperador, o Imperador Ōjin. Muitas histórias são mitológicas e o conteúdo considerado histórico é considerado suspeito. Por questões desconhecidas, do 2oº ao 9oº imperadores são listados, mas suas conquistas estão faltando na maior parte. Estudos recentes apoiam a visão de que esses imperadores foram inventados para empurrar o reinado de Jimmu mais para trás, no ano 660 aC.

O Shimotsumaki cobre do 16oº ao 33oº Imperadores, e diferente dos volumes anteriores têm limitadas referências as relações com os deuses. Informações do 24oº ao 33oº Imperadores, são incompletas também.

Na obra encontram-se documentadas a mitologia sobre a criação do arquipélago nipônico e as primeiras crônicas da “Terra dos Deuses”, como também as lendas das conquistas do Império Yamato. Mais tarde, em 720, o Príncipe Toneri Shinnou convocou um grupo de estudiosos que compilaram o  Nihonshoki, em 30 volumes, baseando-se no Kojiki e acrescentando alguns dados colhidos em várias regiões do país. Nihon Shoki foi editado e reeditado muitas vezes. Aqui estão alguns dos títulos: Shoku Nihongi (797), Kogo Shuui (c. 807), Nihon Kouki (840) e Shoku Nihon Kouki (869).

Dentre os mitos da crônica  incluem: Izanagi e Izanami e a criação das ilhas do Japão, as divindades miríades que povoaram os céus e terra, a jornada de Izanagi para Yomi-no-kuni (Submundo) em uma tentativa de trazer de volta Izanami após sua morte, Susano e sua luta contra a serpente de oito caudas e oito cabeças (Yamata-no-Orochi), as aventuras de Okuninushi, e como ele se tornou a divindade conhecida por transformar a terra do Japão em uma verdadeira nação, assim como a descida de Ninigi (neto da deidade do sol “Amaterasu“), que veio dos céus para governar o Japão.

kojiki - Izanagi & Izanami

Uma obra que reformula todos esses mitos de forma que permita clarificar e tornar divina a única linha de descendência imperial, uma linha que começou com o nascimento da grande deusa Amaterasu no céu e continuou geração após geração, até o presente reinado.

Anúncios

2 Respostas para “#20 Kojiki “Registros Antigos do Japão”

  1. Gostei bastante da matéria, muito interessante! Gostaria de fazer uma pergunta, responda só se você quiser, é claro. É mais do que evidente que o Japão, como qualquer outro país, possui problemas, seja o grande número de suicídios, o machismo (o que não é diferente aqui no Brasil), etc. O que quero saber é se você tinha noção de que o Japão tinha problemas ou se você achava que o Japão era um paraíso no mundo onde os problemas não existiam.
    É que vejo muitas pessoas sempre falando o quanto no Japão tudo é perfeito e daí quando vão pesquisar direito ficam frustrados e saem xingando para todos os lados, porque a fantasia deles foi destruída. Eu particularmente, mesmo não pesquisando saberia que há problemas, afinal se houver seres humanos em algum lugar, algum problema vai existir. Acho meio bobo essas pessoas que saem falando sem antes pesquisar, porque daí ficam de mimimi quando veem que não é bem do jeito que elas achavam, quando na verdade foram elas que criaram expectativas que jamais seriam atendidas completamente.
    Parabéns pelo site, ele é bem legal.

    • bem no começo de fato pensava eis um paraíso esse é o Japão, assim como no site são poucos os posts falando sobre os problemas a respeito do Japão. Mas querendo ou não, seja qualquer for o lugar nunca seja um Paraíso, foi como você mesma disse afinal onde houver pessoas haverá problemas! Afinal todas são diferentes e têm interesses diferentes sejam eles bons ou ruins. Ao pesquisar sobre o Japão descobri falhas o que é normal, e não fico frustrada pois é algo que não pode ser evitado como também creio que faça parte da vida pois se não houver problemas como cresceremos? meio que penso assim! não só a respeito do Japão como também sobre outros países! é horrível criar muitas expectativas por isso evito, bem acho que é assim posso ter fugido um pouco da pergunta mas emfim sempre pensei que há problemas no Japão e ponto mas admiro demais suas características principalmente sobre a educação sendo crucial para uma boa sociedade! e muito obrigado pelo comentário e pelos parabéns kkkk é dessa forma, que mesmo com a minha nova rotina não desistirei do site ;p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Meu mundo único

Postarei aqui tudo o que me vier a cabeça! Tudo que amo e que me impressiona!

Um olhar Gaijin

Fatos e fotos de nossa jornada no pais do sol nascente!

Lendas Japonesas

Algumas lendas que podem nos ensinar muito!

World Music - the Music Journey

A music journey through the world

Tokyobling's Blog

Tokyo in Photos

OtomeGatari

A história começa aqui.

Our Otaku Life

Tudo sobre animes, mangás, etc

Quintus

Democracia Direta e Participativa, Política, Espaço, Agostinho da Silva, Quids, Ciência, Defesa, Economia, Hoaxes, etc...

Universo Moda

Tudo sobre moda, design, beleza, decoração e o mais que faz bem a alma e o coração

Selected Mangás

Mangás e manhwas de qualidade tipo exportação!

Mangatom

Underground Apocalipse

Jumper Brasil

Notícias, Artigos, Vídeos, Rumores, NBA

Japanese Anime Figures

Your Gateway to Figurines World

CNBLUESTORM

Cause CNBLUE took us by STORM!

Terror Japonês

Tudo sobre o Japão aqui no nosso site!!!

%d blogueiros gostam disto: