#69 Teru teru Bozu – O boneco que traz dias ensolarados


xscreen-00003.jpg

Konbanwa Minna

Que tal um post sobre mais um dos diversos amuletos japoneses? E se fosse um do tipo que traz dias de sol? Interessado? Então confira a seguir! Créditos para Japão em Foco!

Teru teru Bozu – O boneco que traz dias ensolarados

amesarasa

Como muitos sabem no Japão há diversos tipos de amuletos tais como Ofuda ,Daruma dentre outros e hoje iremos falar sobre o Teru teru Bozu! Que além de aparecer em diversos animes ele também é super kawaii!

Agora sobre o significado de seu nome, Teru Bōzu (てるてる坊主). Teru significa “brilhar” e Bozu, se refere à cabeça careca de um monge budista.

making_teru_teru_bozu.png

As crianças o chamam de “Brilha, brilha amiguinho”. Trata-se de um bonequinho simples, feito com papel ou pano branco, que após ser feito é pendurado nas janelas. Sua função é pedir por dias ensolarados, especialmente aquele dia em que você quer fazer um churrasco, ir a praia, fazer àquele piquenique, ou seja atividades ao ar livre.

É um tipo de superstição ou simpatia para que não chova. E são os pestinhas quem praticam muito isso pedindo para que no dia seguinte não chova, afinal quais pais deixariam as crianças brincarem na chuva né? Sendo também realizado antes de eventos como gincanas escolares, afinal uma chuva dificultaria ou até cancelaria muitas das atividades.

teruterubozu2

 

É um costume realizado principalmente na época de chuva ou seja durante o Tsuyu,(postarei a respeito em breve), que dura de junho a julho. Mas se você curte a chuva, assim como eu, principalmente nesse calor infernal, faça o seguinte inverta o Teru Teru Bõzu, coloque-o de ponta cabeça, dessa forma resultando no efeito inverso, ou seja, que venha chuva no dia seguinte!

Há uma lenda a respeito disso, a respeito de um monge budista que ajudava aos agricultores realizando preces para que não houvesse chuvas fortes pois isso destruía as plantações. Porém quando não conseguiu trazer o dia ensolarado ele teve sua cabeça cortada. Por conta disso quando a simpatia não dá certo deve-se cortar a cabeça do Teru Teru Bõzu com uma tesoura.

Juvia-Lockser-3-fairy-tail-34924116-856-482.jpg

Ainda há um outro detalhe. Não pode desenhar cabelos no boneco, afinal ele representa um monge logo deve ser careca. Se a simpatia der certo molhe com saquê. São muitas as pessoas que realmente acreditam que este amuleto tem um forte poder que faz com que haja tempo bom.

yama_no_susume_2-02-kokona-teru_teru_bozu-cloth_doll-good_weather-happy-smile.jpg

Há ainda uma cantiga do Teru Teru Bõzu, que as crianças adoram. Assim como muitos de nós antigamente, seja roda-roda, pau-no-gato, dentre muitas outras. Essa musica foi criada em 1921 pelo músico japonês Shinpei Nakayama.

boredom_by_fg_01-d66gmet

Se ficou interessado em fazer um(Por favor faça o inverso hehe) é bem simples e fácil. Pode-se usar qualquer material desde uma toalha de cozinha, papel ou tecido e algodão para preencher a cabeça. Para ficar mais engraçadinho e kawaii faça uma carinha sorridente!!!!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s